top of page
Search
  • guardianrhnegocios

O que é o e-Social?


O eSocial é o Sistema de Escrituração Fiscal Digital das Obrigações Fiscais Previdenciárias e Trabalhistas. É um projeto do governo federal criado por meio do decreto 8.373 de 11 de dezembro de 2014. Trata-se de um sistema do governo que unificou o envio das informações de seus empregados e estagiários.



Benefícios do eSocial

Simplificar o envio de várias informações e eliminar a duplicidade de informações prestadas aos órgãos públicos.


Vantagens

Para as empresas é simplificar o processo de envio, gerando ganho na produtividade, e principalmente centralizar as informações, pois com o eSocial é apenas uma guia.

Para os empregados é garantir que as informações trabalhistas e previdenciária de seu contrato de trabalho estão sendo passadas com maior transparência e principalmente sem o risco de perder estas informações com o passar do tempo.


Cronograma

As obrigações de envio de informações pelo eSocial foi divido em um calendário pelo governo, para que as empresas pudessem se preparar. Para isso dividiu-se as empresas em grupos e cada grupo tem que se atentar a data se sua obrigatoriedade.


Pós implantação eSocial


Após toda preparação para envio de informações pelo eSocial as empresas têm dificuldades em entender as diferenças que a plataforma aponta sobre o arquivo enviado.

Ao enviar o arquivo da folha de pagamento (eventos, proventos e descontos), o governo apura essa base e faz o cálculo a ser descontado de INSS dos empregados e quanto a empresa deve pagar. Então dependendo da informação que tem no cadastro de funcionário e empresa na base do governo, pode haver divergência entre o seu cálculo. Consequentemente o cálculo final que o governo apontou irá ser diferente da base de dados que a empresa informou.

O sistema do governo apenas faz o recálculo do que foi enviado e diz qual o valor a recolher do segurado e qual o total que a empresa deve recolher. Se houver diferenças no cálculo entre o que seu ERP apontou, e o valor que o governo recalculou, não há relatórios na base do governo que mostre onde estão as diferenças para facilitar o entendimento. O que causa grande transtorno para o departamento pessoal que perde horas, tentando achar tais diferenças.


Módulo eSocial Guardian

O módulo eSocial no Guardian foi desenvolvido para facilitar a entrega de informações no governo. Caso haja alguma diferença de recalculo que o governo apontou, o Guardian consegue fazer a leitura de informações na base do governo e gerar todas as informações base por base, cálculo por cálculo que o governo fez e comparar com os cálculos que seu ERP gerou.

Com relatório gerado pelo Guardian, é possível encontrar onde estão as diferenças, se é no cadastro de um ou vários funcionários e quem são estes funcionários. O que antes era perdido em horas de conferências de onde estavam essas divergências, com o módulo eSocial do Guardian o operador vai direto as correções necessárias.



16 views0 comments

Recent Posts

See All
bottom of page